Neste clima contagiante que podemos sentir em todos os cantos do país, empresa que vai dar goleada é aquela que usar a Copa do Mundo para motivar seu público interno.
Mesmo as empresas com os melhores climas organizacionais e estratégias de motivação interna terão que adotar novas práticas no meio desse ano. Afinal, no próximo mês a Copa do Mundo de Futebol tem início na África do Sul, e brasileiro nenhum quer perder, menos ainda trocar por trabalho duro.
Pensando nisso, as empresas já estão fazendo seus calendários de dispensa e ações para manter os funcionários unidos durante os jogos, permitindo que todos assistam, divirtam-se e possam voltar ao trabalho entusiasmados ao final da partida, afinal, a flexibilidade dos gestores em questão de Copa do Mundo num país como o Brasil deve ser grande.
Uma pesquisa recentemente feita pela empresa Curriculum questionou 574 companhias nacionais, querendo saber como irão proceder durante os jogos. O resultado mostrou que 63,25% vão liberar seus funcionários no horário das partidas. Com relação aos dois primeiros jogos, a pesquisa mostrou que 62,4% das empresas farão ações com os funcionários para que todos possam assistir juntos aos jogos em algum lugar apropriado.
Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum afirma: “As empresas devem utilizar esse momento com uma forma de integração e alternativa para melhorar o clima organizacional”.
Algumas estratégias como telões e salgadinhos serão utilizados nos jogos que do período da manhã. Já nos jogos da tarde, quando não houver comemorações na empresa ou em algum outro ambiente como bares e restaurantes, haverá a liberação para que o funcionário possa assistir em casa com a família.
Segundo o gerente de uma multinacional atuante no ramo de automação industrial, “a produtividade vai cair se a gente não deixar a equipe acompanhar as partidas. Se os funcionários ficassem ouvindo as notícias no rádio seria bem pior para a gente, afinal, não há como negar que o futebol é a grande paixão nacional”. Ele acredita que o principal ganho ao investir nesse tipo de projeto é a motivação e integração dos funcionários de uma única vez, afinal, não há nada que une mais os brasileiros do que um jogo da seleção. Neste momento todas as diferenças somem e todos podem torcer juntos. Além de criar um ambiente mais descontraído e favorável à produtividade, o trabalhador sente mais orgulho da empresa em que trabalha.
É importante ressaltar que após o jogo deve ser realizada alguma atividade para que o funcionário volte ao ritmo de trabalho, principalmente se o resultado do jogo for desfavorável.
Deve-se tomar cuidado para que não haja piadas de mau gosto, e que o respeito sempre prevaleça. Os gestores têm que deixar claro que apesar do clima de Copa do Mundo, o ambiente de trabalho pressupõe um compromisso com a produtividade.
Segundo Jaqueline Resch, sócia-diretora da Resch, “se a organização tiver uma cultura de confiança com os funcionários, todos vão buscar compensar o trabalho de uma outra forma”.
Postado por Mariana Giorgiani
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