Endomarketing, por definição, é uma ferramenta da Comunicação Interna que reuni táticas de marketing na atmosfera interna das organizações, ou seja, é o ato de “comercializar” produtos/serviço ao público interno aprimorando os processos de comunicação e fortalecendo os relacionamentos. Além disso, há a relevância nas questões mercadológicas, no qual propõem que a todos aqueles que atuem diretamente na prática e operacionalização um alinhamento aos motes mercadológicos.
Por sua vez, cabe a CI desenvolver ações eficientes e eficazes para as organizações tornarem os colaboradores aliados estimulando o principio de “pertencer” á medida que surge uma conexão entre cliente, organização e funcionário. Desta forma, os funcionários transformam-se em multiplicadores e, consequentemente, refletem uma imagem benéfica e adequada do comprometimento da organização com os seus públicos. Porém, em um contexto mais abrangente, capacita aos colaboradores com respostas a quaisquer questões que possam surgir dos clientes externos, pois esta atrelado ao comprometimento com a organização, a iniciativa proposta pela motivação organizacional e, simultaneamente, previne que a desmotivação surja e dissemine -se pelo negócio e reputação da organização no ambiente externo.
Segundo o site Diario de Esmeros, artigo O Valor do Endomarketing, a fundamentação estabelece-se a partir de pesquisa com os seguintes critérios e planos de ações:
I. 1.Análise do ambiente interno da organização.
2. Avaliação do desempenho global de setores, do nível de integração entre setores,da relação com os consumidores.
3. Avaliação de desempenho.
4. Avaliação do potencial e das limitações de cada um.
5. A imagem que se tem da empresa.
6. Nível de motivação, expectativas e aspirações.
7. Necessidades de treinamento.
8. Espírito de equipe.
9. Nível de conhecimento dos objetivos, produtos e planos da empresa
II. 1. Treinamento sob a ótica de educação e do desenvolvimento contínua.
2. Processo de seleção focado em talentos para o negócio.
3. Planos de carreira linear e vertical.
4. Motivação contínua através da participação e campanhas promocionais.
5. Valorização das ações dos empregados.
6. Comprometimento e recompensa.
7. Sistema de informações e rede de comunicação interna.
8. Segmentação do mercado de clientes internos.
9. Cenários para novos produtos, serviços e campanhas publicitárias internas
Por fim é relevante compreender que o engajamento é elemento fundamental para a eficácia desta ferramenta, entretanto, isto somente acontece quando há comprometimento da organização com o seu cliente interno.
ENDOMARKETING: COMO PRATICÁ-LO COM SUCESSO
SAUL FAINGAUS BEKIN
Sinopse:
O autor reafirma que a comunicação interna não pode ser mais considerada o patinho feio das estratégias comunicacionais e de marketing das empresas. E mais, o seu livro coloca à disposição dos gestores modernos um conjunto de processos modernos que integra e dá coesão, sob a perspectiva dos mercados e da sociedade, às mensagens e ações produzidas pelo público primeiro de qualquer empresa, que é o trabalhador.
Endomarketing impressiona pelo seu conteúdo e originalidade. Consegue nos envolver com questões instigantes, para propor conceitos e reflexões abrangentes, acompanhados do pensamento de destacados expoentes contemporâneos e uma preciosa seleção de casos reais. É uma obra indispensável para todos que se interessam pela modernização da gestão de pessoas e de negócios.
Por: Iacy Correia
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