"Compete à Comunicação Interna viabilizar toda a interação possível entre a organização e seus empregados, usando ferramentas de comunicação institucional e até da comunicação mercadológica (para o caso do endomarketing ou marketing interno)."
Juliana Rodrigues
A gestão da comunicação interna, deve prezar pelo relacionamento transparente, democrático e participativo para garantir a satisfação dos colaboradores, pois, caso isso não seja feito, a sobrevivência da organização será inevitavelmente comprometida.
Porém, com os funcionários motivados, engajados e em sinergia, haverá um aumento no empenho, no compromisso, na produtividade e na qualidade de suas atividades, assim, valorizarão mais a empresa, e conseqüentemente haverá a melhor obtenção dos resultados e dos objetivos da empresa. Portanto, para atingir este elevado índice de satisfação mútua, é necessário que se faça a manutenção do relacionamento entre a empresa e seus funcionários e que haja democratização da estrutura formal das organizações, que muitas vezes são extremamente autoritárias e hierárquicas.
Para que a campanha de comunicação seja realizada de forma eficaz, deve-se utilizar as ferramentas apropriadas para cada tipo de situação.
Nas campanhas institucionais, por exemplo, o objetivo geralmente se baseia na obtenção de mudança de comportamento dos colaboradores e para isso, deverá operar com políticas de longo prazo, presentes na comunicação institucional, como a intranet, treinamentos, eventos, jornal mural, entre outros. Por outro lado, quando há a necessidade de objetivos imediatos, a campanha não consegue ser tão bem estruturada, devido ao breve tempo para sua implementação e, neste caso exige-se a utilização de ferramentas presentes no endomarketing.
Assim, percebe-se que, no cenário atual os colaboradores desejam ser valorizados e vistos como parte da empresa e, somente com a motivação e engajamento destes colaboradores é que os objetivos da organização poderão ser alcançados.
Por: Lilian Pereira de Siqueira (3ºRPC)
Um pouco sobre Comunicação Interna...
Indicação de Leitura:
A abordagem de Palo Alto e a análise das organizações
Bibliografia:
- http://www.comunicacaointernabrasil.com/Event.aspx?id=222044 – acesso em 26/03/2010
- Material dado em sala de aula.
-Duterme Claude, “A comunicação Interna na empresa” – Editora: Instituto Piaget
0 comentários:
Postar um comentário