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Afinal, qual o papel do Relações Públicas na ação de motivação?


O Relações Públicas é o profissional da comunicação estratégica. É ele quem conhece todo o processo comunicacional, definindo um diagnóstico mais assertivo e amarrando as ações para que o resultado seja o esperado.
Utilizando estratégias que valorizem o colaborador, o Relações Públicas é capaz de criar um clima de motivação e engajar seu funcionário. Para que isso ocorra, os funcionários devem sentir-se parte de uma atividade útil e digna.


Abaixo, listo os principais motivos que causam a desmotivação do funcionário e como o Relações Públicas responsável pela comunicação interna deve trabalhar para corrigir a situação.

* Falta de confiança nos administradores: muitos funcionários não confiam em seus superiores, muitas vezes por não ter um canal de comunicação aberta com o mesmo, o que causa o medo do superior.
O RP é o profissional correto para dar suporte, fazendo a mediação com os gestores da empresa, estimulando e facilitando a comunicação entre o gestor e seu funcionário.


* Falta de informação: Quando o funcionário sente que há algo acontecendo e ele não foi informado, ou sabe de alguma informação da empresa por meios externos, sente-se desmotivado.

O que se sabe, é que quando o funcionário está bem informado existe uma possibilidade maior de estar motivado. Se ele é parte da organização, é por meio dela que ele deve saber o que está acontecendo. No meio de uma crise, quando os funcionários sabem que há algum problema, um porta-voz deve informar o máximo de informações que tem, com total transparência. Onde não há fato, há boato. Mesmo que as informações não sejam completas, elas devem ser passadas ao público interno.


* Falta de reconhecimento: Funcionário que não tem suas ideias ouvidas tende a se desmotivar. Devido à falha na comunicação, muitos colaboradores, que têm ideias muito boas para a organização, não conseguem repassá-la ao superior responsável, ou não tem sua ideia ouvida.O Relações Públicas deve instruir o gestor a acreditar em seu funcionário e em seu potencial, garantindo que a ideia chegue à pessoa correta, e seja respondida pela mesma pessoa.

O RP pode realizar pesquisas de clima organizacional para saber exatamente o que causa a desmotivação. Isso o ajudará a elaborar o planejamento. É ele quem vai gerenciar a pesquisa, tabular as informações e a partir daí traçar um plano e ações estratégicas.


Logicamente há muitos outros motivos cotidianos, além dos acima citados, que desmotivam o colaborador. Entretanto podemos perceber que um dos valores presentes em todas as ações de um Relações Públicas no processo de motivação é a transparência.

Indicação de Leitura:

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg07EJ65V5NY4fSIwGT3N-Zx6Gd91rw10uvD07eUHetFj5rf7ugU_OiXfhNyb6qp4CHHysytlnvs_xETs9RReF_drpc_na4ABqy6FHMr_1W0WY1dHW35SxEoddILydpHe9YtpXaeGZxHjUK/s400/livro_ferrari_grunig_franca1.jpg

James Grunig, Maria Aparecida Ferrari e Fábio França
Editora: Difusão Editora
Publicação: 2009
Resenha:
A obra é dividida em três partes e relata a experiência profissional dos autores. James Grunig faz uma apresentação teórica da profissão de relações públicas; Maria Aparecida Ferrari discorre sobre a carreira no contexto da América Latina; e Fábio França analisa os públicos de interesse das corporações.

Sobre os autores:

James Grunig é um dos mais renomados profissionais do universo da comunicação corporativa; Maria Aparecida Ferrari é doutora em ciência da comunicação e professora da Universidade de São Paulo (USP); e Fábio França é doutor em relações públicas pela USP.
(Postado por Mariana Giorgiani)

1 comentários:

tec. informacao e comunicacao 5 de janeiro de 2012 às 02:21  

realmente as relacoes publicas afiguram-se nio mais alto nivel de planejamneto estrategico organizacional, dada sua importancia na configuração sistemática da comunicacao, possibilitando, portanto, uma comunicacao contubernio reflitida na participacao e no espirito de pertença. Na minha opiniao, uma das grandes deficuldades, norteam a ignorância em adoptar instrumentos de RP por parte dos gestores e ou corpo directivo.
diante deste entrave, claramente notavel no caso de Moçambique, como nós profissionais de RP, ao sermos admitidos em uma grande empresa de comunicação, porém, tendo grande indice de falta de transparencia com seu publico interno, podemos usar deste tesouro, para mudar o ambiente, sem incorrer ao azar de sermos despedidos por indicios de revolucionarios?

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