Pesquisar este blog

Motivando com a Comunicação Interna


"Compete à Comunicação Interna viabilizar toda a interação possível entre a organização e seus empregados, usando ferramentas de comunicação institucional e até da comunicação mercadológica (para o caso do endomarketing ou marketing interno)."
Juliana Rodrigues
A gestão da comunicação interna, deve prezar pelo relacionamento transparente, democrático e participativo para garantir a satisfação dos colaboradores, pois, caso isso não seja feito, a sobrevivência da organização será inevitavelmente comprometida.
Porém, com os funcionários motivados, engajados e em sinergia, haverá um aumento no empenho, no compromisso, na produtividade e na qualidade de suas atividades, assim, valorizarão mais a empresa, e conseqüentemente haverá a melhor obtenção dos resultados e dos objetivos da empresa. Portanto, para atingir este elevado índice de satisfação mútua, é necessário que se faça a manutenção do relacionamento entre a empresa e seus funcionários e que haja democratização da estrutura formal das organizações, que muitas vezes são extremamente autoritárias e hierárquicas.
Para que a campanha de comunicação seja realizada de forma eficaz, deve-se utilizar as ferramentas apropriadas para cada tipo de situação.
Nas campanhas institucionais, por exemplo, o objetivo geralmente se baseia na obtenção de mudança de comportamento dos colaboradores e para isso, deverá operar com políticas de longo prazo, presentes na comunicação institucional, como a intranet, treinamentos, eventos, jornal mural, entre outros. Por outro lado, quando há a necessidade de objetivos imediatos, a campanha não consegue ser tão bem estruturada, devido ao breve tempo para sua implementação e, neste caso exige-se a utilização de ferramentas presentes no endomarketing.
Assim, percebe-se que, no cenário atual os colaboradores desejam ser valorizados e vistos como parte da empresa e, somente com a motivação e engajamento destes colaboradores é que os objetivos da organização poderão ser alcançados.

Por: Lilian Pereira de Siqueira (3ºRPC)

Um pouco sobre Comunicação Interna...


Indicação de Leitura:

A Comunicação Interna na Empresa

A Comunicação Interna na Empresa
A abordagem de Palo Alto e a análise das organizações
de Claude Duterme
Sinopse
Destinada a fazer uma reflexão sobre a comunicação interna, esta obra propõe a aplicação dos conceitos da escola de Palo Alto ao mundo empresarial. Analisa as práticas actuais de «comunicação interna» em ligação com as teorias lineares clássicas da comunicação, que as fundamentam. Por outro lado, o autor desenvolve a teoria «orquestral» da comunicação e convida o leitor, através da lógica da escola de Palo Alto, a fazer uma abordagem da empresa como sistema de comunicação. A concepção da comunicação interna surge aqui radicalmente transformada. Esta obra convida a uma prática interaccional e sistémica na empresa, bem como à exploração de novas pistas para as relações entre os actores organizacionais propondo uma visita pelas abordagens tradicionais, pela sistémica e pragmática da comunicação da escola de Palo Alto, pela análise da organização enquanto sistema de comunicação. O autor convida ainda o leitor a compreender a comunicação como um desafio de gestão e de intervenção na empresa, apresenta a comunicação interna como sendo uma intervenção no sistema de comunicação através dos actores da empresa


Bibliografia:
- http://www.comunicacaointernabrasil.com/Event.aspx?id=222044 – acesso em 26/03/2010
- Material dado em sala de aula.
-Duterme Claude, “A comunicação Interna na empresa” – Editora: Instituto Piaget


0 comentários:

Postar um comentário

O Blog

Motivar é dar motivo a. = originar
Engajar é envolver ou envolver-se politicamente ou ao serviço de uma causa. = empenhar

Quem Somos?

O blog Move Up é mantido por alunas do 3º ano de Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero e tem o intuito de abastecer o leitor com diversos materiais sobre motivação e engajamento! Equipe Move Up!

DESMOTIVAÇÃO É

Seguidores