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Apredendo diferenciar: Motivação e Engajamento

Motivação, como definido acima, é o ato de motivar, dar motivo, convém da origem de cada individuo. È um fator interno, que esta relacionada ao pessoal, a cultura e aos valores morais. Por sua vez, o engajamento é envolve-se por completo, empenhar-se a serviço de uma causa, sua relação baseia-se em fatores internos e externos. Entretanto, podemos afirmar que existe motivação sem engajamento, porém, não há engajamento sem motivação e que deve ser processo contínuo dentro do ambiente organizacional.

Nos dias atuais, as organizações passam por “grandes apuros” para compreender estas temáticas, pois confundem os principais critérios de diferenciação e comprometem o desenvolvimento/aprimoramento de suas ações. Centralizam seus planejamentos de maneira erronia, ocasionando declínio de produção e insatisfação pela falta de desconhecimento.
Para entender motivação é preciso, em primeiro lugar, entender o que satisfaz o funcionário. Os colaboradores, como qualquer público, tem desejos e anseios específicos, e que mesmo vivendo em meio comum, não podem ser descartados ou tratados de maneira generalizada. Desta forma, a área de Comunicação Interna, principal fonte de comunicação entre a alta gestão e funcionários, deverá trabalhar em parceria com a área de Recursos Humanos para coletar dados e transformá-los em informações e conhecimento para entender o brio (o que induz a cumprir algo/dever) de cada colaborador.
Em segundo lugar, converter o conhecimento em uma mudança de comportamento, a gestão terá parte importante nesse processo, os líderes ficarão responsáveis por disseminar estas informações a todos. E também, por fortalecer o sentimento de “faço parte” dentro da organização. Isto acontece quando a estratégia da companhia, os valores institucionais e a cultura organizacional são compreendidos e aplicados dentro da organização. Por exemplo, a inovação é um dos valores da AmBev (Companhia de Bebidas das Américas) e pensando constantemente nesse processo, a companhia estabeleceu a Universidade AmBev, a UA, cujo objetivo é aprimorar os processos internos e compartilhar o conhecimento de gestores com os colaboradores. Acreditando em uma gestão de comprometimento e parcerias dentro da organização. Além disso, a AmBev tem outros projetos, tais como: Melhores Práticas - destacando os funcionários e equipes que criaram inovações em suas áreas, Feras – homenageando a cada semestre os vendedores de destaque no país, entre outros. Todos com foco no relacionamento entre gestores e colaboradores, fortalecendo as relações e estimulando as competências, ou seja, convertendo a motivação em empenho, ou melhor, no engajamento.
Com os funcionários engajados a organização tende a aumentar o índice de produção, produz mais porque esta envolvido nos processos da organização e convive em torno de um clima organizacional agradável. È simples: “Do que é meu, eu cuido”, prospero e aprimoro para ser sempre o melhor.
O grande erro de algumas organizações esta quando não determinam políticas para aprimorar estas ações, ao contrário, tratam desses tópicos sem delinear nenhuma diretriz , o que pode acarretar na desmotivação das pessoas, fofocas e entre outros problemas, no qual custam muito mais para serem tratados.
Todavia, é sempre bom estar atento com o público interno, aperfeiçoando o diálogo com aqueles que são parte fundamental de qualquer companhia para gerar não só lucros, mas um meio prazeroso que há desenvolvimento.


Por: Iacy Correia (3°RPC)

MOTIVAÇÃO PARA VIDA TODA!


Indicação de Leitura:

Livro  de Recursos Humanos da editora <span class=

A
EMPRESA E SEUS COLABORADORES -
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NDO UM ENEAGRAMA PARA OTIMIZAR RECURSOS
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ABIEN CHABREUIL, PATRICIA CHABREUIL - Editora MADRAS














Sinopse:

Uma das principais motivações do indivíduo em seu trabalho é sentir-se aceito, respeitado e valorizado como pessoa humana, tanto quanto é importante que tenha oportunidades de desempenhar tarefas compatíveis com a sua inteligência, valores e desejos. O eneagrama, sistema constituído de nove tipos fundamentais, testado e desenvolvido por psicólogos contemporâneos, particularmente na América do Sul e nos E.U.A., é hoje ensinado nos mais importantes cursos de formação para gestão empresarial e utilizado em mais de trinta países, além de ser tema de inúmeros livros, revistas especializadas e congressos.
A aplicação do eneagrama nas empresas oferece um conhecimento das motivações profundas e da estrutura de funcionamento de cada um de seus componentes, permitindo: mobilizar os verdadeiros pontos fortes, desenvolver a criatividade e a flexibilidade, aumentar a capacidade de assumir responsabilidades, fazer um planejamento preciso para aumentar a competência humana profissional, comunicar-se com a certeza de compreender e de ser compreendido, aumentar a própria motivação e a dos outros, trabalhar em equipe de uma forma mais fácil e eficaz, melhorar e tornar mais coerente a própria imagem, a da equipe e da empresa. A Empresa e seus Colaboradores - um guia prático da moderna gestão empresarial




Bibliografia
RH.com.br
http://www.rh.com.br/Portal/Motivacao/Entrevista/6490/melhoria-do-clima-organizacional-gera-motivacao.html
- Anotações da matéria de Comunicação Interna.
- Textos da disciplina de Comunicação Interna.

1 comentários:

Viviane Mansi 24 de março de 2010 às 05:06  

Gostei de ver! Post completo, bem articulado, com dica de bibliografia. Nota 10

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Motivar é dar motivo a. = originar
Engajar é envolver ou envolver-se politicamente ou ao serviço de uma causa. = empenhar

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