Pesquisar este blog

Checando a motivação por meio do clima organizacional

Uma empresa sempre deve estar de olho no funcionamento e harmonia de todos os seus setores.

Um indicador que pode ajudar a monitorar como anda os ânimos dos funcionários é o clima organizacional.


O clima organizacional refere-se à percepção tem da organização que trabalham, percepção que pode ser influenciada por fatores conjunturais externos e internos à organização. A idéia do clima organizacional remete à noção de clima meteorológico e retrata um estado momentâneo da organização.”

(MARIA TEREZA LEME FLEURY – AS PESSOAS NA ORGANIZAÇÃO)


As pesquisas de clima ajudam a entender a oscilação da “temperatura” do ambiente interno nas empresas. A pesquisa mapeia os pontos de motivação dos funcionários e, uma vez coletadas essas informações, orienta no momento da criação de um plano de ação focado em melhoria do clima.

Para uma pesquisa eficiente, é importante que ela esteja de acordo com o planejamento estratégico da organização. Também devem ser contemplados os seguintes pontos:

* O trabalho em si - com base nesta variável procura-se conhecer a percepção e a atitude das pessoas em relação ao trabalho, horário, distribuição, suficiência de pessoal etc.

* Integração setorial e interpessoal - avalia o grau de cooperação e o relacionamento existente entre os funcionários e os diversos departamentos da empresa.

* Salário - analisa a existência de eventuais distorções entre os salários internos e eventuais descontentamentos em relação aos salários pagos por ouras empresas.

* Estilo gerencial - aponta o grau de satisfação do funcionário com a sua chefia, analisando a Qualidade de supervisão em termos de competência, feedback, organização, relacionamento etc.

* Comunicação - buscar o conhecimento que os funcionários têm sobre os fatos relevantes da empresa, seus canais de comunicação etc.

* Desenvolvimento profissional - avalia as oportunidades de treinamento e as possibilidades de promoções e carreira que a empresa oferece.

* Imagem da empresa - procura conhecer o sentimento das pessoas em relação à empresa.

* Processo decisório - esta variável revela uma faceta da supervisão, relativa à centralização ou descentralização de suas decisões.

* Benefícios - apura o grau de satisfação com relação aos diferentes benefícios oferecidos pela empresa.

* Condições físicas do trabalho - verifica a Qualidade das condições físicas de trabalho, as condições de conforto, instalações em geral, riscos de acidentes de trabalho e doenças profissionais.

* Trabalho em equipe - mede algumas formas de participação na gestão da empresa.

* Orientação para resultados - verifica até que ponto a empresa estimula ou exige que seus funcionários se responsabilizem efetivamente pela consecução de resultados.

(Fonte: Portal RH)

Entender e observar as mudanças no clima organizacional é um grande aliado para motivar corretamente os funcionários da organização.



Indicação de Leitura:


Gestão
do Clima Organizacional

Ricardo Luz

Gestão do Clima Organizacional é fruto da longa experiência de Ricardo Luz como executivo, professor e consultor. Sem se prender a discussões teóricas, o autor aborda o tema com a objetividade pertinente e aponta caminhos a serem seguidos pelas empresas, com o objetivo de melhorar as relações de trabalho, para que não prejudiquem a produtividade e a motivação dos colaboradores. Uma poderosa ferramenta gerencial para gestores e profissionais de RH.





Por: Bianca Barsanti

0 comentários:

Postar um comentário

O Blog

Motivar é dar motivo a. = originar
Engajar é envolver ou envolver-se politicamente ou ao serviço de uma causa. = empenhar

Quem Somos?

O blog Move Up é mantido por alunas do 3º ano de Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero e tem o intuito de abastecer o leitor com diversos materiais sobre motivação e engajamento! Equipe Move Up!

DESMOTIVAÇÃO É

Seguidores