Pesquisar este blog

Internet alinhada à Comunicação Interna


Hoje temos várias ferramentas que podem auxiliar na eficácia das mensagens da comunicação interna.

A internet é uma delas. Cada vez mais as empresas divulgam suas informações internas com ajuda de e-mails e intranet. A facilidade é que o funcionário pode ter acesso a elas em qualquer lugar e a qualquer momento.

Porém é necessário tomar cuidado para que a tecnologia e a internet não se transformem em inimigos da comunicação. Isso acontece quando substituem a voz dos líderes.

Segundo o instituto Debunking the Myths of Employee Engagement, em 2004/2005, 45% dos funcionários questionados respondeu que o líder assume um papel ativo e visível na comunicação interna. Já em 2006/2007, o número caiu para 43%. Podemos ver que a tendência da atuação dos líderes na comunicação interna é diminuir.

Os resultados desse novo meio de comunicar também pode ser encontrado na pesquisa. 56% dos funcionários engajados recebem comunicação mensalmente de seus líderes, enquanto 42% dos funcionários pouco engajados recebem anualmente ou nunca.

O ideal é que o líder comunique-se com seus funcionários pelo menos uma vez por mês, seja essa comunicação impressa, eletrônica ou face a face, sempre com mensagens alinhadas à estratégia da empresa.

Mensagens que revelem o futuro da empresa, progresso de projetos e objetivos e metas comuns trazem bons resultados e fazem os funcionários sentirem-se parte de um time, principalmente quando compartilhadas diretamente por um líder reconhecido.

Mariana Giorgiani
Fonte: Watson Wyatt - Debunking the Myths of Employee Engagement

0 comentários:

Postar um comentário

O Blog

Motivar é dar motivo a. = originar
Engajar é envolver ou envolver-se politicamente ou ao serviço de uma causa. = empenhar

Quem Somos?

O blog Move Up é mantido por alunas do 3º ano de Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero e tem o intuito de abastecer o leitor com diversos materiais sobre motivação e engajamento! Equipe Move Up!

DESMOTIVAÇÃO É

Seguidores