Hoje temos várias ferramentas que podem auxiliar na eficácia das mensagens da comunicação interna.
A internet é uma delas. Cada vez mais as empresas divulgam suas informações internas com ajuda de e-mails e intranet. A facilidade é que o funcionário pode ter acesso a elas em qualquer lugar e a qualquer momento.
Porém é necessário tomar cuidado para que a tecnologia e a internet não se transformem em inimigos da comunicação. Isso acontece quando substituem a voz dos líderes.
Segundo o instituto Debunking the Myths of Employee Engagement, em 2004/2005, 45% dos funcionários questionados respondeu que o líder assume um papel ativo e visível na comunicação interna. Já em 2006/2007, o número caiu para 43%. Podemos ver que a tendência da atuação dos líderes na comunicação interna é diminuir.
Os resultados desse novo meio de comunicar também pode ser encontrado na pesquisa. 56% dos funcionários engajados recebem comunicação mensalmente de seus líderes, enquanto 42% dos funcionários pouco engajados recebem anualmente ou nunca.
O ideal é que o líder comunique-se com seus funcionários pelo menos uma vez por mês, seja essa comunicação impressa, eletrônica ou face a face, sempre com mensagens alinhadas à estratégia da empresa.
Mensagens que revelem o futuro da empresa, progresso de projetos e objetivos e metas comuns trazem bons resultados e fazem os funcionários sentirem-se parte de um time, principalmente quando compartilhadas diretamente por um líder reconhecido.
Mariana Giorgiani
Fonte: Watson Wyatt - Debunking the Myths of Employee Engagement
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