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Engajamento no trabalho depende de vários fatores


Publicada em 27/03/2010 às 21h56m - O Globo

RIO - De acordo com o levantamento da Right, pessoas que se sentem motivadas apenas com o trabalho, mas não com a empresa, podem sair a qualquer momento por não alimentarem uma relação de fidelidade com a organização. Já os que são envolvidos com a empresa, mas não com o trabalho, tendem a ficar mais tempo. Segundo Elaine Saad, ambos os grupos são comprometidos, mas de maneiras diferentes: - Para as pessoas do primeiro, o objetivo final é o que conta: as empresas são apenas um meio para que atinjam as suas metas. Já o segundo faz da organização o seu plano de carreira. Eles planejam crescer dentro da companhia. Vale ressaltar que comprometimento não significa apenas cumprir prazos e horários: faz parte do conceito trabalhar em equipe e contribuir para a melhoria dos processos com ideias e sugestões, ajudando a empresa a atingir metas. Além do estilo de liderança do gestor, outros aspectos que determinam o engajamento são o reconhecimento da importância do trabalho realizado e o alinhamento entre os valores do funcionário e os da empresa. Muitas vezes o empregado é contratado por suas habilidades técnicas, mas sai por questões comportamentais. - Se a cultura da companhia é competitiva, uma pessoa de perfil menos agressivo e mais colaborativo terá dificuldades para se adaptar. Por isso o trabalho de recrutamento e seleção é tão importante: se bem feito, evita-se futuras frustrações e, consequentemente, falta de comprometimento - ressalta Selma Paschini, da Human Capital.

Comentário:
A matéria “Engajamento no trabalho depende de vários fatores” publicada no site da Globo.com , reforça a idéia de que os funcionários engajados e motivados obtêm um ótimo rendimento e desempenham melhor suas funções. Além disso, tem um maior comprometimento com as questões que envolvem o coletivo e as metas e objetivos da organização. De acordo com esse cenário, observa-se a consciência da importância uma crescente demanda nas organizações pela busca de atividades motivacionais, que tenham como objetivo a inclusão dos colaboradores no contexto das empresas e na valorização destes profissionais nas atividades por eles exercidos. Assim, o engajamento e o posicionamento dos funcionários na obtenção das metas da empresa será mais eficaz e positivo.
Por Lílian Pereira de Siqueira


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