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A Comunicação Interna e os desafios das mudanças no mundo corporativo

Atualmente, os funcionários estão cada vez mais exigentes, em decorrência das mudanças que as novas mídias trouxeram para o mundo corporativo. Tamanha facilidade em ter acesso às informações reforça a necessidade de se estabelecer um relacionamento transparente com o público interno, já que este está cada vez mais participativo e criterioso. A Comunicação Interna já não pode mais se preocupar em apenas transmitir os fatos. Deve também expor opinião, ter consistência de conteúdo e potencial de análise. Com funcionários que cada vez mais selecionam o que é o Comunicação Interna ou não, os veículos devem ser atrativos, com temas de profundidade e relevância. O diferencial não está em notificar, e sim em propor alternativas de diálogo e de compartilhamento de informações.

A conscientização para mudança de atitude é muito mais concreta quando a idéia compartilhada exige que o receptor sinta-se responsável e engajado. Para Carlos Parente, gerente de Relações Internacionais da Camargo Correa, a aprovação das matérias para o público-alvo é estratégica: “É um ponto fundamental: todo comunicador é um educador, que maneja formatos de comunicação para formar, informar e transformar”.

Os maiores problemas de Comunicação Interna, costumam ser provenientes da falta de transparência (cultura do “não falar”), mensagens ser adequação ao público interno, falta de estratégia definida. Isso faz com que os canais tenham descrédito e baixa eficácia.

A solução está em focar no processo, e não nos meios. O conteúdo é mais importante que a divulgação, e tudo deve estar alinhado à estratégia.

Case Novartis

Maurício Grilli, coordenador de Comunicação Interna da Novartis, esteve no evento para mostrar uma ferramenta digital que integra 550 jovens representantes de vendas, espalhados por vários estados, numa única rede de relacionamentos. Com uma equipe que precisa estar em campo para uma média de 11 visitas por dia a médicos, desconectada inclusive da internet a não ser no período noturno e portanto fora do horário comercial, fica evidente a dificuldade da empresa entrar em contato e garantir a transmissão de suas mensagens. A intermediação eletrônica é mandatória, mas precisa conter elementos de emoção e envolvimento. Ele mostrou a reformulação do portal institucional no formato de rede social, o que deu personificação, humanização e integração ao meio, permitindo inclusão de dados e preferências pessoais e fotos

A idéia surgiu tanto pela constatação de que 62% do tráfego da internet brasileira estar concentrada neste tipo de canal, quanto pela identificação de uma mudança na centralidade da organização para o público, com alteração profunda na redação dos conteúdos e no protagonismo das fontes. O novo site deu voz às áreas da empresa de maneira organizada e integrada, com um histórico de conversas com dia e hora, e inseriu as pessoas num novo universo de relacionamento com públicos externos, já usuários da internet, como médicos e pacientes. Além disto, manifesta Grilli, estimulou a percepção atenta e crítica da equipe com recursos como indicar, comentar e avaliar os materiais disponibilizados e as opiniões registradas. Ele aposta que, no futuro, os funcionários vão criar comunidades dentro da plataforma e sua função será dar suporte para geração de conteúdos.

Fonte: RP Rodrigo Cogo - Gerenciador do portal Mundo das Relações Públicas (www.mundorp.com.br)



Indicação de Leitura

Entender como funcionam as relações internas nas empresas, seus agentes, as reações e a interação do pessoal com a organização é a proposta do livro Comunicação Interna – A força das empresas, primeira publicação da ABERJE Editorial. Planejar e construir processos de comunicação interna tem sido uma busca constante das organizações que zelam por sua imagem organizacional. Atenta a essa necessidade, a ABERJE editou uma obra que pretende auxiliar profissionais, estudantes, empresários e gestores de comunicação empresarial na análise do ambiente interno por meio de cases e artigos de alguns dos maiores mentores de grandes empresas que atuam no País.


Bianca Barsanti Meneguim

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