O que torna um funcionário parte de uma empresa de fato? Suas atividades executadas de maneira eficiente, sua satisfação com a organização? Os benefícios que recebe, o salário?
Uma equipe comprometida, satisfeita com a empresa que trabalha já é algo muito bom. Porém, ainda não é uma equipe engajada.
"O engajamento profissional é uma combinação de comprometimento funcional e emocional." - Mark Schumann, presidente da International Association of Business Communicators (IABC).
Funcionários engajados vestem a camisa da empresa. Sentem que seu trabalho interfere diretamente em toda a cadeia de negócio da organização, gerando frutos e retorno direto.
A equipe que vislumbra este cenário, toma decisões e escolhe rumos para a otimização total das ações. Não é apenas fazer o próprio trabalho bem feito, mas sim contribuir para que o todo faça da melhor maneira possível.
Este espírito de engajamento é criado quando líderes aproveitam o sentimento de comprometimento de sua equipe, e os direcionam. Aplicar o comprometimento de maneira que ele foque no crescente desenvolvimento da organização, ao mesmo tempo conscientizando a todos dos objetivos e resultados.
E os retornos são claros: empresas que sabem como engajar seus funcionários têm comprovadamente melhores desempenhos financeiros.
A comunicação tem papel fundamental neste processo de engajar o público interno. Pode-se trabalhar a liderança de forma positiva, ajudando na manutenção do comprometimento dos funcionários. Ações de interação com a organização, endomarketing, reconhecimento e partipação de funcionários, como também fornecer informações verídicas, atualizadas e estratégicas, aquecem o espírito engajador.
Daniella Gonçalves de Paula
Fontes:
Nós da Comunicação - Entrevista com Mark Schumann
Watson Wyatt - Debunking the Myths of Employee Engagement
Credibilidade via web.
-
No site www.gehspace.com, a consultora em comunicação e marketing, Géssica
Hellmann, traz 10 dicas de como uma empresa pode conquistar credibilidade
atravé...
Há 14 anos