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Internet alinhada à Comunicação Interna


Hoje temos várias ferramentas que podem auxiliar na eficácia das mensagens da comunicação interna.

A internet é uma delas. Cada vez mais as empresas divulgam suas informações internas com ajuda de e-mails e intranet. A facilidade é que o funcionário pode ter acesso a elas em qualquer lugar e a qualquer momento.

Porém é necessário tomar cuidado para que a tecnologia e a internet não se transformem em inimigos da comunicação. Isso acontece quando substituem a voz dos líderes.

Segundo o instituto Debunking the Myths of Employee Engagement, em 2004/2005, 45% dos funcionários questionados respondeu que o líder assume um papel ativo e visível na comunicação interna. Já em 2006/2007, o número caiu para 43%. Podemos ver que a tendência da atuação dos líderes na comunicação interna é diminuir.

Os resultados desse novo meio de comunicar também pode ser encontrado na pesquisa. 56% dos funcionários engajados recebem comunicação mensalmente de seus líderes, enquanto 42% dos funcionários pouco engajados recebem anualmente ou nunca.

O ideal é que o líder comunique-se com seus funcionários pelo menos uma vez por mês, seja essa comunicação impressa, eletrônica ou face a face, sempre com mensagens alinhadas à estratégia da empresa.

Mensagens que revelem o futuro da empresa, progresso de projetos e objetivos e metas comuns trazem bons resultados e fazem os funcionários sentirem-se parte de um time, principalmente quando compartilhadas diretamente por um líder reconhecido.

Mariana Giorgiani
Fonte: Watson Wyatt - Debunking the Myths of Employee Engagement

LIDERANÇA


"Os líderes tem um papel essencial dentro das organizações, pois são eles que engajam e motivam os coladoradores."
Viviane Mansi

Segundo o estudo Debunking the Myths of Employee Engagement, as relações com os líderes é a principal razão das pessoas sairem de suas casas, por isso cabe a liderança ser a ponte de relacionamento entre a alta gerência e os funcionários. Mas, o excesso de líderes pode ocasionar um descontentamento por parte da equipe, devido as diferentes formas de emissão de mensagem.

Nas organizações, com um número alto de supervisão, a insatisfação em relação aos superiores diretos é tratada com a mudança de chefia, ou seja, a organização escolhe entre os líderes aquele que esta mais apto, conforme as características da equipe. Desta forma, o processo de comunicação dos objetivos é fortalecido á medida que o líder compreende a forma da equipe de percepção e transmissão das informações.

Por sua vez, a CI deve trabalhar com a liderança a eficiência deste processo, ela deve recomendar as melhoras formas de difundir as metas, objetivos e treina-los para que não ocorram equivocos ou haja deficiência na propagação, pois a eficácia da comunicação com os funcionários esta em propor e gerenciar metódos, instrumentos e veículos que auxliam no entendimento das mensagens passadas pela liderança.


Leticia Pinheiro
Fonte: Watson Wyatt - Debunking the Myths of Employee Engagement
Aula- Comunicação Interna e Liderança - Faculdade Cásper Líbero.

APROXIMAÇÃO OU DISTANCIAMENTO?




Cada vez mais as empresas estão inserindo programas internos de Comunicação para divulgar informações sobre a estratégia corporativa, benefícios da empresa, mudanças e outras questões que afetam os trabalhadores. A tecnologia criou ferramentas como a intranet e o e-mail que tornam a comunicação mais rápida e eficaz.
Em contrapartida, tanta tecnologia é vista por muitas pessoas de forma negativa, uma vez que, a informação deixa de ser transmitida por aparelhos, resultando no distanciamento entre líderes e os colaboradores. Isto sugere que as empresas podem estar atualizando a tecnologia como substituto para a comunicação frequente de liderança.
A pesquisa realizada pelo Watson Wyatt mostra que o contraste entre a alta e a baixa participação dos funcionários é impressionante: 56% das pessoas no grupo de alto envolvimento recebe comunicação da direção, pelo menos mensalmente, ao mesmo tempo 42% dos "baixos" funcionários dizem que a comunicação é anual ou que nunca ocorreu.
Desta forma, podemos concluir, que a informação deve ser disponibilizada em vários formatos, incluindo impressão, eletrônico e presencial. Uma comunicação eficaz causa entusiasmo e a sensação de fazer parte da equipe, contribuindo assim para o progresso em direção ás metas.

Lilian Pereira de Siqueira
Fontes:
Watson Wyatt - Debunking the Myths of Employee Engagement

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