Pesquisar este blog

COMPROMETIMENTO X ENGAJAMENTO

O que torna um funcionário parte de uma empresa de fato? Suas atividades executadas de maneira eficiente, sua satisfação com a organização? Os benefícios que recebe, o salário?
Uma equipe comprometida, satisfeita com a empresa que trabalha já é algo muito bom. Porém, ainda não é uma equipe engajada.

"O engajamento profissional é uma combinação de comprometimento funcional e emocional." - Mark Schumann, presidente da International Association of Business Communicators (IABC).

Funcionários engajados vestem a camisa da empresa. Sentem que seu trabalho interfere diretamente em toda a cadeia de negócio da organização, gerando frutos e retorno direto.
A equipe que vislumbra este cenário, toma decisões e escolhe rumos para a otimização total das ações. Não é apenas fazer o próprio trabalho bem feito, mas sim contribuir para que o todo faça da melhor maneira possível.
Este espírito de engajamento é criado quando líderes aproveitam o sentimento de comprometimento de sua equipe, e os direcionam. Aplicar o comprometimento de maneira que ele foque no crescente desenvolvimento da organização, ao mesmo tempo conscientizando a todos dos objetivos e resultados.
E os retornos são claros: empresas que sabem como engajar seus funcionários têm comprovadamente melhores desempenhos financeiros.

A comunicação tem papel fundamental neste processo de engajar o público interno. Pode-se trabalhar a liderança de forma positiva, ajudando na manutenção do comprometimento dos funcionários. Ações de interação com a organização, endomarketing, reconhecimento e partipação de funcionários, como também fornecer informações verídicas, atualizadas e estratégicas, aquecem o espírito engajador.


Daniella Gonçalves de Paula


Fontes:
Nós da Comunicação - Entrevista com Mark Schumann
Watson Wyatt - Debunking the Myths of Employee Engagement

O Blog

Motivar é dar motivo a. = originar
Engajar é envolver ou envolver-se politicamente ou ao serviço de uma causa. = empenhar

Quem Somos?

O blog Move Up é mantido por alunas do 3º ano de Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero e tem o intuito de abastecer o leitor com diversos materiais sobre motivação e engajamento! Equipe Move Up!

DESMOTIVAÇÃO É

Seguidores