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Motivando com a Comunicação Interna


"Compete à Comunicação Interna viabilizar toda a interação possível entre a organização e seus empregados, usando ferramentas de comunicação institucional e até da comunicação mercadológica (para o caso do endomarketing ou marketing interno)."
Juliana Rodrigues
A gestão da comunicação interna, deve prezar pelo relacionamento transparente, democrático e participativo para garantir a satisfação dos colaboradores, pois, caso isso não seja feito, a sobrevivência da organização será inevitavelmente comprometida.
Porém, com os funcionários motivados, engajados e em sinergia, haverá um aumento no empenho, no compromisso, na produtividade e na qualidade de suas atividades, assim, valorizarão mais a empresa, e conseqüentemente haverá a melhor obtenção dos resultados e dos objetivos da empresa. Portanto, para atingir este elevado índice de satisfação mútua, é necessário que se faça a manutenção do relacionamento entre a empresa e seus funcionários e que haja democratização da estrutura formal das organizações, que muitas vezes são extremamente autoritárias e hierárquicas.
Para que a campanha de comunicação seja realizada de forma eficaz, deve-se utilizar as ferramentas apropriadas para cada tipo de situação.
Nas campanhas institucionais, por exemplo, o objetivo geralmente se baseia na obtenção de mudança de comportamento dos colaboradores e para isso, deverá operar com políticas de longo prazo, presentes na comunicação institucional, como a intranet, treinamentos, eventos, jornal mural, entre outros. Por outro lado, quando há a necessidade de objetivos imediatos, a campanha não consegue ser tão bem estruturada, devido ao breve tempo para sua implementação e, neste caso exige-se a utilização de ferramentas presentes no endomarketing.
Assim, percebe-se que, no cenário atual os colaboradores desejam ser valorizados e vistos como parte da empresa e, somente com a motivação e engajamento destes colaboradores é que os objetivos da organização poderão ser alcançados.

Por: Lilian Pereira de Siqueira (3ºRPC)

Um pouco sobre Comunicação Interna...


Indicação de Leitura:

A Comunicação Interna na Empresa

A Comunicação Interna na Empresa
A abordagem de Palo Alto e a análise das organizações
de Claude Duterme
Sinopse
Destinada a fazer uma reflexão sobre a comunicação interna, esta obra propõe a aplicação dos conceitos da escola de Palo Alto ao mundo empresarial. Analisa as práticas actuais de «comunicação interna» em ligação com as teorias lineares clássicas da comunicação, que as fundamentam. Por outro lado, o autor desenvolve a teoria «orquestral» da comunicação e convida o leitor, através da lógica da escola de Palo Alto, a fazer uma abordagem da empresa como sistema de comunicação. A concepção da comunicação interna surge aqui radicalmente transformada. Esta obra convida a uma prática interaccional e sistémica na empresa, bem como à exploração de novas pistas para as relações entre os actores organizacionais propondo uma visita pelas abordagens tradicionais, pela sistémica e pragmática da comunicação da escola de Palo Alto, pela análise da organização enquanto sistema de comunicação. O autor convida ainda o leitor a compreender a comunicação como um desafio de gestão e de intervenção na empresa, apresenta a comunicação interna como sendo uma intervenção no sistema de comunicação através dos actores da empresa


Bibliografia:
- http://www.comunicacaointernabrasil.com/Event.aspx?id=222044 – acesso em 26/03/2010
- Material dado em sala de aula.
-Duterme Claude, “A comunicação Interna na empresa” – Editora: Instituto Piaget


Líderança e Desenvolvimento Motivacional


"Uma das grandes qualidades do líder de gestão de pessoas é contribuir para o crescimento de seus colaboradores, e ele só consegue isso quando busca o autoconhecimento", Motomura fundador e diretor-geral do Grupo Amana-Key.
Atualmente, o foco no ser humano está cada vez mais evidente, e cada pessoa pensa de um jeito, tem sua própria cultura, sua base educacional e seus conceitos.
O líder tem que saber gerenciar com todas as pessoas com respeito e ética, sendo um exemplo para sua equipe. É essencial que este esteja engajado com o negócio da empresa, já que este tem uma grande responsabilidade diante de todos, sendo importante passar a imagem de estar envolvido plenamente em suas atividades.
É imprescindível o líder ter uma comunicação clara com sua equipe, e ter a consciência de que se pode chegar ao sucesso como se fosse subindo uma escada, degrau por degrau, porque para chegar ao topo você não precisa subir de uma só vez. Se você chegar para sua equipe empolgado querendo um resultado imediato, o lado emocional dos colaboradores vão entrar no clima, porém o lado racional travará, sabendo que é impossível alcançar o sucesso de um dia para o outro.
A sua equipe pode crescer 1% ao ano, como pode crescer 1% ao dia, você tem que saber explorar os recursos de seus funcionários.
É essencial deixar claro quão importante é o trabalho de cada colaborador na empresa, como a sua participação agrega valores à mesma e que é graças ao esforço de cada um que a empresa consegue chegar ao sucesso.
Uma equipe precisa ser como um trem, no qual cada um precisa ser como uma locomotiva, um puxando e outro e todos seguindo um trilho, ou seja, todos com o mesmo objetivo e sincronia.
Segundo Daniel Grodi, um líder tem que lapidar o que as pessoas tem de bom e fazer com que estas acreditem que a ela pode ser melhor, valorizando-as. É importante que o líder sinta o mercado e o ambiente em que trabalha, conheça a cultura e os valores da empresa.
E quando a empresa não estiver em boas situações?
Você tem que acreditar em você, na empresa e principalmente na sua equipe!
O líder tem que ter a capacidade de transformar todos em uma única equipe, fazer com que as pessoas olhem para a mesma direção, ele tem que saber influenciar e não manipular as pessoas. Tirar as pessoas da zona de conforto sem deixá-las estressadas é imprescindível.
Um bom líder faz com que as pessoas sigam o que ele fala não por obrigação, mas sim por despertar uma admiração.

A excelência está no equilíbrio, pois é no equilíbrio que as coisas acontecem, por exemplo, é por ele que nós conseguimos andar, assim como nas empresas.

Por:Letícia Aparecida Flores Pinheiro (3ºRPC)




Indicação:




DVD - Equipes de Alta Performance AO VIVO
, Daniel Gogri
Sinopse:
Você sabe trabalhar em equipe? Já aprendeu a diferenciar o estilo e a forma de agir das pessoas?
Aprenda com o Godri a trabalhar com diferentes pessoas e perceba que “relacionamento” é o nome do jogo. Saber utilizar de forma inteligente e criativa os dons e habilidades de cada colaborador tornando o trabalho de cada um muito melhor e mais produtivo.
Com Daniel Godri
Duração: 35'30''
Vídeo gravado ao vivo na palestra de Daniel Godri


Bibliografia:
http://revistamelhor.uol.com.br/textos.asp?codigo=12696
http://www.youtube.com/watch?v=IqOIfQUH_x0&feature=player_embedded
http://www.youtube.com/watch?v=pSt4UH1oPl0&feature=related
http://www.microsoft.com/isapi/redir.dll?prd=ie&ar=windows
http://www.youtube.com/watch?v=KCyH2CMNEK8&feature=related

Apredendo diferenciar: Motivação e Engajamento

Motivação, como definido acima, é o ato de motivar, dar motivo, convém da origem de cada individuo. È um fator interno, que esta relacionada ao pessoal, a cultura e aos valores morais. Por sua vez, o engajamento é envolve-se por completo, empenhar-se a serviço de uma causa, sua relação baseia-se em fatores internos e externos. Entretanto, podemos afirmar que existe motivação sem engajamento, porém, não há engajamento sem motivação e que deve ser processo contínuo dentro do ambiente organizacional.

Nos dias atuais, as organizações passam por “grandes apuros” para compreender estas temáticas, pois confundem os principais critérios de diferenciação e comprometem o desenvolvimento/aprimoramento de suas ações. Centralizam seus planejamentos de maneira erronia, ocasionando declínio de produção e insatisfação pela falta de desconhecimento.
Para entender motivação é preciso, em primeiro lugar, entender o que satisfaz o funcionário. Os colaboradores, como qualquer público, tem desejos e anseios específicos, e que mesmo vivendo em meio comum, não podem ser descartados ou tratados de maneira generalizada. Desta forma, a área de Comunicação Interna, principal fonte de comunicação entre a alta gestão e funcionários, deverá trabalhar em parceria com a área de Recursos Humanos para coletar dados e transformá-los em informações e conhecimento para entender o brio (o que induz a cumprir algo/dever) de cada colaborador.
Em segundo lugar, converter o conhecimento em uma mudança de comportamento, a gestão terá parte importante nesse processo, os líderes ficarão responsáveis por disseminar estas informações a todos. E também, por fortalecer o sentimento de “faço parte” dentro da organização. Isto acontece quando a estratégia da companhia, os valores institucionais e a cultura organizacional são compreendidos e aplicados dentro da organização. Por exemplo, a inovação é um dos valores da AmBev (Companhia de Bebidas das Américas) e pensando constantemente nesse processo, a companhia estabeleceu a Universidade AmBev, a UA, cujo objetivo é aprimorar os processos internos e compartilhar o conhecimento de gestores com os colaboradores. Acreditando em uma gestão de comprometimento e parcerias dentro da organização. Além disso, a AmBev tem outros projetos, tais como: Melhores Práticas - destacando os funcionários e equipes que criaram inovações em suas áreas, Feras – homenageando a cada semestre os vendedores de destaque no país, entre outros. Todos com foco no relacionamento entre gestores e colaboradores, fortalecendo as relações e estimulando as competências, ou seja, convertendo a motivação em empenho, ou melhor, no engajamento.
Com os funcionários engajados a organização tende a aumentar o índice de produção, produz mais porque esta envolvido nos processos da organização e convive em torno de um clima organizacional agradável. È simples: “Do que é meu, eu cuido”, prospero e aprimoro para ser sempre o melhor.
O grande erro de algumas organizações esta quando não determinam políticas para aprimorar estas ações, ao contrário, tratam desses tópicos sem delinear nenhuma diretriz , o que pode acarretar na desmotivação das pessoas, fofocas e entre outros problemas, no qual custam muito mais para serem tratados.
Todavia, é sempre bom estar atento com o público interno, aperfeiçoando o diálogo com aqueles que são parte fundamental de qualquer companhia para gerar não só lucros, mas um meio prazeroso que há desenvolvimento.


Por: Iacy Correia (3°RPC)

MOTIVAÇÃO PARA VIDA TODA!


Indicação de Leitura:

Livro  de Recursos Humanos da editora <span class=

A
EMPRESA E SEUS COLABORADORES -
USA
NDO UM ENEAGRAMA PARA OTIMIZAR RECURSOS
F
ABIEN CHABREUIL, PATRICIA CHABREUIL - Editora MADRAS














Sinopse:

Uma das principais motivações do indivíduo em seu trabalho é sentir-se aceito, respeitado e valorizado como pessoa humana, tanto quanto é importante que tenha oportunidades de desempenhar tarefas compatíveis com a sua inteligência, valores e desejos. O eneagrama, sistema constituído de nove tipos fundamentais, testado e desenvolvido por psicólogos contemporâneos, particularmente na América do Sul e nos E.U.A., é hoje ensinado nos mais importantes cursos de formação para gestão empresarial e utilizado em mais de trinta países, além de ser tema de inúmeros livros, revistas especializadas e congressos.
A aplicação do eneagrama nas empresas oferece um conhecimento das motivações profundas e da estrutura de funcionamento de cada um de seus componentes, permitindo: mobilizar os verdadeiros pontos fortes, desenvolver a criatividade e a flexibilidade, aumentar a capacidade de assumir responsabilidades, fazer um planejamento preciso para aumentar a competência humana profissional, comunicar-se com a certeza de compreender e de ser compreendido, aumentar a própria motivação e a dos outros, trabalhar em equipe de uma forma mais fácil e eficaz, melhorar e tornar mais coerente a própria imagem, a da equipe e da empresa. A Empresa e seus Colaboradores - um guia prático da moderna gestão empresarial




Bibliografia
RH.com.br
http://www.rh.com.br/Portal/Motivacao/Entrevista/6490/melhoria-do-clima-organizacional-gera-motivacao.html
- Anotações da matéria de Comunicação Interna.
- Textos da disciplina de Comunicação Interna.

O Blog

Motivar é dar motivo a. = originar
Engajar é envolver ou envolver-se politicamente ou ao serviço de uma causa. = empenhar

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O blog Move Up é mantido por alunas do 3º ano de Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero e tem o intuito de abastecer o leitor com diversos materiais sobre motivação e engajamento! Equipe Move Up!

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